Mostrando postagens com marcador RECEITAS. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador RECEITAS. Mostrar todas as postagens

5 de jun. de 2009

Receitas De Sopas Para O Frio

No inverno nosso corpo pede um alimento quente , sentimos necessidade de um chocolate , doces enfim precisamos fabricar mais calor e isso demanda energia que conseguimos também através de um bom caldo quente .


Então vamos as receitas simples e básicas.



CALDOS - BASE PARA SOPAS DELICIOSAS


Nesse tempo costumo toda semana ou quando posso preparar caldos e deixar congelados ou numa vasilha tampada na geladeira quando faço uma quantidade para 2 ou três preparações , aqui em casa somos dois comensais portanto prefiro deixar congelado , coloco nas forminhas de gelo , ou em pequenas porções que depois de congeladas ponho no saquinho plástico e armazeno sempre na quantidade para fazer para duas pessoas se vier mais gente tiro dois saquinhos .
A quantidade ideal e de 4 copos grandes para fazer uma generosa sopa para duas pessoas, não esqueçamos que o caldo vai reduzindo quando ferve e cozinha os outros ingredientes.

CALDO DE FRANGO:
Quando vou ao supermercado compro asas de frango pé , ou se compro um frango inteiro, aqui só consumimos o peito e coxas , guardo a carcaça no frezzer , isso no verão .
hoje fiz um bonito caldo assim ;
uma carcaça de frango , dois pés e o pescoço isso foi a sobra de um frango a molho pardo que fiz para minha tia , um frango de granja, mas criado no quintal de uma vizinha pesou quase 4 kg então era bem suculento .
  • coloquei mais ou menos 3 lt de água , talo de salsão ,uma cebola cortada em cubos grandes , sal


( o salsão eu compro um pé grande limpo corto os talos das folhas e congelo para colocar em sopas no arroz em carnes cozidas da um sabor especial).

  • deixei na pressão por 30 minutos.


  • depois de frio separei as carnes dos ossos , retirei peles , ossos os talos de salsão e um pouco da gordura que estava por cima .


  • sobrou o caldo e os pedaços da carne que estavam grudadas nos ossos , caldo suculento saboroso e pronto para ser usado , separei nas vasilhas quantidades para preparar depois as minhas sopas como disse mais ou menos 4 copos por porção , coloquei para congelar , amanhã coloco nos sacos plásticos e estou com um belo caldo para fazer sopas .



CALDO DE LEGUMES

Quando vamos ao supermercado sempre damos uma olhada na geladeira , uma acelga meio murcha , salsão que não da mais para salada( ou uso aquele congelado) cebola , tomate , salsinha amarela, pimentão murcho , enfim não esta em condições de salada e não podemos jogar fora então PANELA NELES!
basico :

3 tomates

2 talos e salsão

1 cenoura

salsinha

1 pimentão

meio pé de acelga

um pedaço de repolho

3 cebolas

Coloque 3 lt de água pique bem todos esses legumes coloque uma colher de sal , uma colher de óleo e deixe ferver por 30 minutos na pressão melhor, em panela sem pressão por 50 minutos


Escorra no utensilio para macarrão e guarde para preparar as sopas no mesmo sistema do caldo de frango


CALDO DE CARNE
Sabe aquele churrasco que você fez e sobrou pedaços de carne assada muito dura , ou a peça de alcatra para bife que depois de limpa ficou uma gorduras e uns pedaços de carne sem muito aproveitamento , ou você vai ao açougue e peça meio kilo de uma carne de segunda.

  • Corte em pedaços pequenos essas carnes pode até misturar a carne assada do churrasco com a do açougue ainda crua , coloque 2 cebolas cortadas ao meio , dois talos de salsão com folha e tudo o mais , sal uma colher de sopa cheia , uma cenoura em rodelas , um tomate em pedaços ,


  • Coloque na panela de pressão com 4 lt de água .


  • Cozinhe por uma hora em fogo baixo


  • Separe o caldo e guarde no processo ja conhecido .


Os pedaços de carne que estão inteiros ou meio esfarelados separe em pequenos saquinhos e também congele .

AGORA QUE TEMOS 3 CALDOS MARAVILHOSOS GUARDADOS NOSSO INVERNO DE SOPAS ESTA GARANTIDO AS COMBINAÇÕES SÃO FACEIS E O PREPARO DE CALDOS GOSTOSOS E QUENTINHOS PARA SUA FAMILIA SERÁ PREPARADO EM POUCO TEMPO .

Vamos aos poucos dando sugestões de como preparar sopas maravilhosas e suculentas para uma duas ou dez pessoas .

SOPA DE FEIJÃO


Tradicional prato da nossa mesa com arroz , com verduras enfim , o inverno transforma-se numa otima opção para deliciosas sopas.
PARA DUAS PESSOAS:

uma concha grande de feijão ou 2 copos (aquele da geladeira )
batemos tudo no liquidificador bem batido .
colocamos numa panela adiciona- se duas medidas de água
duas colheres de cebola bem picadinha
um envelope de caldo de legumes ou de carne
uma colher de azeite

colocamos para ferver, depois de uns 5 minutos ( fogo baixo)

colocamos um punhado de macarrão para sopa

mexa bem ate cozinhar o macarrão prove o sal , ajusta se desejar

colocamos salsinha picada

esta pronto para servir

VARIAÇÕES

depois de ferver bem esse caldo de feijão podemos:
  • colocar uma colher de arroz e bacon frito picado ( sopa à brasileira)


  • colocar batatas em cubos pequenos


  • cenoura ou qualquer outro legume que tenha cozido na geladeira


  • repolho bem picado e finimho



IMPORTANTE
Nesse preparo é sempre importante deixar ferver bem o feijão batido com a cebola azeite e o caldo para realçar o sabor o caldo ira engrossar quando colocar o macarrão arroz ou qualaquer outra mistura que desejar
sirva regado de azeite ou com queijo ralado .


Capelleti in brodo


Essa é uma especialidade italiana , e eu amo fazer e tambem saborear .
Tenho sempre no meu frezzer massas frescas congeladas , meu amigo , cliente e fornecedor mauricio e sua mãe fazem com maestria essa iguaria , então para preparar esse prato levo minutos ( ligue por mauricio ele pode te dizer onde comprar perto de sua casa ou ele te entrega ):

  • para cada pessoa coloco 5 capellet ou ravioli


  • coloco no fogo o caldo de frango congelado considerando que coloquei 4 copos por porção para congelar é o suficiente para duas pessoas ou ate tres dependendo do que e de como vai servir .


  • deixe ferver bem o caldo experimente o sal


  • quando ferver por uns 3 minutos coloque a massa ainda congelada


  • ao levantar a fervura espere um pouquinho uns 3 minutos .


  • pique salsinha ou cebolinha coloque e desliga a panela


Sirva o caldo com os 5 capeletti por pessoa , salpique queijo ralado se quiser
numa tigelinha fica lindo !!!!!!!!!
Se não tiver feito o caldo de frango vamos a um truque rápido
Coloque 4 copos de água para ferver dissolva um pacotimho de caldo de frango em pó , em cubos não fica bom ,coloque uma colher de cebola bem picadinha ,um colher de manteiga ,não pode ser margarina!!!!!!, um tomate cortado em cubos pequenos sem a semente , deixe ferver , experimente o sal se esta a seu gosto , coloque a massa e deixe ferver por mais 3 minutos .
PODEMOS também fazer esse brodo com caldo de legumes ou carne e o sabor do capelleti ou ravioli e a seu gosto , eu gosto de capelleti de ricota com caldo de frango o que eu preparo ............

Bem e de tanto falar em sopinhas gostosas e caldos fumegantes vou encerrar por aqui pois hoje vou preparar um brodo de frango com legumes e feijão branco um tipo minestrone , se ficar bom mesmo amanhã eu reparto com vocêrs ...bom apetite!

1 de jun. de 2009









RECEITAS
PARTE I - BASICAS


PARTE II- ELABORADAS

( para quem ja convive bem com as panelas)

A receita é sempre uma coisa meio padrão e eu que tenho um pé na cozinha (alias a mão , o braço , tudo) vejo uma receita e sei se esta certa ou errada e imagino quem não tem habilidades ou muita convivencia com as panelas se atrapalhar na hora da execução .
Vou então tentar nesse nosso caderno de receitas facilitar para quem não sabe e ser bem direta para quem ja opera bem as panelas.
Dicas de como fazer para melhorar o sabor da comida trivial , e economizar o tempo de estada na sua cozinha.


PARTE I-


ARROZ BRANCO
uma medida de arroz
duas medidas de água
sal
alho
oleo

MODO DE PREPARO
Frite o alho e a cebola , coloque o arroz , deixe fritar mexendo sempre.
coloque o sal .
coloque a água quente
quando ferver abaixe o fogo
quando estiver secando coloque meia medida de água
mexa o arroz
espere secar um pouco a água desligue o fogo e deixe a panela tampada por 5 minutos ,
mexa o arroz e ESTA PRONTO .
DICAS
cada duas xicaras de café serve uma pessoa.
uma colher de cafe de sal tempera uma porção de arroz
sempre fazer o arroz em uma panela maior que a quantidade a ser feita , a comida precisa de espaço para se acomodar na hora do cozimento
ENTÃO para duas pessoas
uma xicara de cha de arroz
uma colher de cha de sal
2xicaras de água quente (cheias)
um dente de alho
uma colher de cebola picada
depois mais meia xicara de água fria
e é só seguir o modo de preparo e aumentar a quantidade de arroz e água se aumentar as pessoas ao redor da mesa