5 de jun de 2009

Receitas De Sopas Para O Frio

No inverno nosso corpo pede um alimento quente , sentimos necessidade de um chocolate , doces enfim precisamos fabricar mais calor e isso demanda energia que conseguimos também através de um bom caldo quente .


Então vamos as receitas simples e básicas.



CALDOS - BASE PARA SOPAS DELICIOSAS


Nesse tempo costumo toda semana ou quando posso preparar caldos e deixar congelados ou numa vasilha tampada na geladeira quando faço uma quantidade para 2 ou três preparações , aqui em casa somos dois comensais portanto prefiro deixar congelado , coloco nas forminhas de gelo , ou em pequenas porções que depois de congeladas ponho no saquinho plástico e armazeno sempre na quantidade para fazer para duas pessoas se vier mais gente tiro dois saquinhos .
A quantidade ideal e de 4 copos grandes para fazer uma generosa sopa para duas pessoas, não esqueçamos que o caldo vai reduzindo quando ferve e cozinha os outros ingredientes.

CALDO DE FRANGO:
Quando vou ao supermercado compro asas de frango pé , ou se compro um frango inteiro, aqui só consumimos o peito e coxas , guardo a carcaça no frezzer , isso no verão .
hoje fiz um bonito caldo assim ;
uma carcaça de frango , dois pés e o pescoço isso foi a sobra de um frango a molho pardo que fiz para minha tia , um frango de granja, mas criado no quintal de uma vizinha pesou quase 4 kg então era bem suculento .
  • coloquei mais ou menos 3 lt de água , talo de salsão ,uma cebola cortada em cubos grandes , sal


( o salsão eu compro um pé grande limpo corto os talos das folhas e congelo para colocar em sopas no arroz em carnes cozidas da um sabor especial).

  • deixei na pressão por 30 minutos.


  • depois de frio separei as carnes dos ossos , retirei peles , ossos os talos de salsão e um pouco da gordura que estava por cima .


  • sobrou o caldo e os pedaços da carne que estavam grudadas nos ossos , caldo suculento saboroso e pronto para ser usado , separei nas vasilhas quantidades para preparar depois as minhas sopas como disse mais ou menos 4 copos por porção , coloquei para congelar , amanhã coloco nos sacos plásticos e estou com um belo caldo para fazer sopas .



CALDO DE LEGUMES

Quando vamos ao supermercado sempre damos uma olhada na geladeira , uma acelga meio murcha , salsão que não da mais para salada( ou uso aquele congelado) cebola , tomate , salsinha amarela, pimentão murcho , enfim não esta em condições de salada e não podemos jogar fora então PANELA NELES!
basico :

3 tomates

2 talos e salsão

1 cenoura

salsinha

1 pimentão

meio pé de acelga

um pedaço de repolho

3 cebolas

Coloque 3 lt de água pique bem todos esses legumes coloque uma colher de sal , uma colher de óleo e deixe ferver por 30 minutos na pressão melhor, em panela sem pressão por 50 minutos


Escorra no utensilio para macarrão e guarde para preparar as sopas no mesmo sistema do caldo de frango


CALDO DE CARNE
Sabe aquele churrasco que você fez e sobrou pedaços de carne assada muito dura , ou a peça de alcatra para bife que depois de limpa ficou uma gorduras e uns pedaços de carne sem muito aproveitamento , ou você vai ao açougue e peça meio kilo de uma carne de segunda.

  • Corte em pedaços pequenos essas carnes pode até misturar a carne assada do churrasco com a do açougue ainda crua , coloque 2 cebolas cortadas ao meio , dois talos de salsão com folha e tudo o mais , sal uma colher de sopa cheia , uma cenoura em rodelas , um tomate em pedaços ,


  • Coloque na panela de pressão com 4 lt de água .


  • Cozinhe por uma hora em fogo baixo


  • Separe o caldo e guarde no processo ja conhecido .


Os pedaços de carne que estão inteiros ou meio esfarelados separe em pequenos saquinhos e também congele .

AGORA QUE TEMOS 3 CALDOS MARAVILHOSOS GUARDADOS NOSSO INVERNO DE SOPAS ESTA GARANTIDO AS COMBINAÇÕES SÃO FACEIS E O PREPARO DE CALDOS GOSTOSOS E QUENTINHOS PARA SUA FAMILIA SERÁ PREPARADO EM POUCO TEMPO .

Vamos aos poucos dando sugestões de como preparar sopas maravilhosas e suculentas para uma duas ou dez pessoas .

SOPA DE FEIJÃO


Tradicional prato da nossa mesa com arroz , com verduras enfim , o inverno transforma-se numa otima opção para deliciosas sopas.
PARA DUAS PESSOAS:

uma concha grande de feijão ou 2 copos (aquele da geladeira )
batemos tudo no liquidificador bem batido .
colocamos numa panela adiciona- se duas medidas de água
duas colheres de cebola bem picadinha
um envelope de caldo de legumes ou de carne
uma colher de azeite

colocamos para ferver, depois de uns 5 minutos ( fogo baixo)

colocamos um punhado de macarrão para sopa

mexa bem ate cozinhar o macarrão prove o sal , ajusta se desejar

colocamos salsinha picada

esta pronto para servir

VARIAÇÕES

depois de ferver bem esse caldo de feijão podemos:
  • colocar uma colher de arroz e bacon frito picado ( sopa à brasileira)


  • colocar batatas em cubos pequenos


  • cenoura ou qualquer outro legume que tenha cozido na geladeira


  • repolho bem picado e finimho



IMPORTANTE
Nesse preparo é sempre importante deixar ferver bem o feijão batido com a cebola azeite e o caldo para realçar o sabor o caldo ira engrossar quando colocar o macarrão arroz ou qualaquer outra mistura que desejar
sirva regado de azeite ou com queijo ralado .


Capelleti in brodo


Essa é uma especialidade italiana , e eu amo fazer e tambem saborear .
Tenho sempre no meu frezzer massas frescas congeladas , meu amigo , cliente e fornecedor mauricio e sua mãe fazem com maestria essa iguaria , então para preparar esse prato levo minutos ( ligue por mauricio ele pode te dizer onde comprar perto de sua casa ou ele te entrega ):

  • para cada pessoa coloco 5 capellet ou ravioli


  • coloco no fogo o caldo de frango congelado considerando que coloquei 4 copos por porção para congelar é o suficiente para duas pessoas ou ate tres dependendo do que e de como vai servir .


  • deixe ferver bem o caldo experimente o sal


  • quando ferver por uns 3 minutos coloque a massa ainda congelada


  • ao levantar a fervura espere um pouquinho uns 3 minutos .


  • pique salsinha ou cebolinha coloque e desliga a panela


Sirva o caldo com os 5 capeletti por pessoa , salpique queijo ralado se quiser
numa tigelinha fica lindo !!!!!!!!!
Se não tiver feito o caldo de frango vamos a um truque rápido
Coloque 4 copos de água para ferver dissolva um pacotimho de caldo de frango em pó , em cubos não fica bom ,coloque uma colher de cebola bem picadinha ,um colher de manteiga ,não pode ser margarina!!!!!!, um tomate cortado em cubos pequenos sem a semente , deixe ferver , experimente o sal se esta a seu gosto , coloque a massa e deixe ferver por mais 3 minutos .
PODEMOS também fazer esse brodo com caldo de legumes ou carne e o sabor do capelleti ou ravioli e a seu gosto , eu gosto de capelleti de ricota com caldo de frango o que eu preparo ............

Bem e de tanto falar em sopinhas gostosas e caldos fumegantes vou encerrar por aqui pois hoje vou preparar um brodo de frango com legumes e feijão branco um tipo minestrone , se ficar bom mesmo amanhã eu reparto com vocêrs ...bom apetite!

Nenhum comentário:

Meus Vídeos

Loading...
Loading...