Mostrando postagens com marcador cheiro da terra. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador cheiro da terra. Mostrar todas as postagens

31 de mai. de 2009

AGUAS DE LINDOIA


Cada canto desse mundo tem um cheiro como no filme " o perfume" em que o protogonista queria reproduzir o cheiro da luxuria , da beleza no total são 7 cheiros ,notas essencias para criar seus perfumes.
Em cada canto que nos vamos encontramos um cheiro , um sabor , um vento que sopra e nos permite catalogar ,identificar no nosso arquivo de memoria ,para sempre os momentos que passamos em um determinado lugar .
Ontem fui a Águas de Lindoia , uma estação termal perto de São Paulo , uma media de 150 km da capital ;bem experimentei na estrada paisagens e vales lindos se houvesse neve no pico das montanhas poderia estar descendo de trem da suiça para italia passando pelo lago Como , ou poderia tambem imaginar o caminho de treviso para cortina d'ampezzo na italia, ou visualizar os montes bozzano ........................só diferencia esses cantos do mundo seu cheiro ,sua comida , o perfume de cada canto do mundo ..............vou falar desses perfumes ............de seus temperos suas comidas ...........vou escravunchar os arquivos de memoria ......................

13 de mai. de 2009

cheiro da terra













pela manha quando acordo o ar umido ainda do orvalho da noite ,realça o cheiro da terra ,e os aromas me trazem as lembranças , o olfato é um dos meus sentidos que aciona meu arquivo de recordações .

a fumaça densa que sai das panelas quando ao redor estão as pessoas queridas, as conversas enroladaos ,o riso solto , ou as minhas andanças pelos mercados dos cantos do mundo , respira fundo e nessas fotos estão o cheiro da pimenta ,das ervas e verduras usadas nesse canto do mundo .

tem tambem o cheiro de aniversario , do bolo de confeito , da feijoada com os amigos, o cheiro de domingo de pascoa , do natal , .Por vezes não conseguimos nos lembrar dos presentes que ganhamos em alguma dessas datas mas por certo recordamos da mesa ,dos aromas que dela sai............manha de cheiros ,de minha janela vejo o cheiro de alfazema , de lima ,das flores do esqualido pe de maça, da ameixeira , e no fundo a dama da noite que ao amanhecer se recolhe para seu merecido descanso .............................

11 de mai. de 2009

coisas de belem , as farinhas e tapiocas e a mansidão do rio guama





















Cheguei de belem ontem , que fica nas beiras do rio guama , decheiro e cores inconfundiveis , andei pelo ver o peso , cheirei o cheiro dre suas raizes , pimentas e tambem suas comidas , hoje vou descrever uma em particular , uma sobremesa dos deuses ou melhor das coisas daquela terra.

SORVETE DE TAPIOCA COM GOIABADA

- derrete um bom pedaço de goiabada e coloca em um prato
- coloca uma colher de requeijão por cima
- deitar em cima desse simpatico e apetitoso casal uma bola de sorvete de tapioca

o quente da goiabada casado com o gelado do sorvete e para quebrar aquele doce o requeijão , só vai faltar o visual das manqueiras balançando e do rio guama com toda sua preguiça dançando no aparador , e eu me encanto cada dia mais com esse canto de nossa terra.

Tambem vai fazer falta o casal de amigos paraense Renato e Adriany que me remetem na estoria de minha adolescencia pois la estive ha 30 anos , curtindo os arroubos pp. da idade.


Barrinha MaynaBaby


BELEM DO PARA

semana passada estive outra vez em Belem , sempre vou a trabalho mas nunca deixo de lado as delicias daquela terra, seu cheiro denso que se perde nas lembranças ou melhor que entra no coração e faz sair dele o suspiro de uma saudadde. As vezes ,sentada de frente para o rio no cais do ver o peso , ou debruçada na marquise atras das barracas de suas tipicas comidas ,consigo sentir minha mocidade , meus anos de amores perdidos no tempo ,as promessas de um amor que o tempo se encarregou de guardar bem no fundo do bau de recordações, era o ano de 1975 , eu la estava vivendo meu primeiro grande amor , dançava carimbó em rodas alegres e coloridas , comia tacaca na madrugada da praça do teatro da Paz, , amarrava saquinho de cheiro na beirada da saia , enchia a bolsa de cheiro do Para , comia mangas que caia na rua , tudo sem o compromisso que hoje me faz voltar aquela cidade ,o unico compromisso naqueles finais de semana em que ia a Belem era o de viver , beijar , estar feliz ,tomar cerpinha , tacacá, dançar numa roda de carimbó , casquinha de caranquejo no bar dos canhões, ver o por do sol no rio , debruçada no ver o peso ...........................................Não tenho mais o fim de semana para falar de amor , mas aindafalo do meu amor por essa cidade e seus lugares................................







hoje vou falar do filhote ao molho de tucupi






Essas coisas são muito serias e tem todo um ritual a ser cumprido .esse peixe chegou cedo de madrugada no Ver o peso , não tem nada de congelar ,carregar em sacos ,viajar kms , nadica ele sai do rio e vem para essa panela , sem aquele cheiro e gosto de peixe rançoso , não posso trazer essa paisagem mas vou dar essa maravilha de receita , que qualquer paraense espalhado pelo mundo ou da cidade sabe fazer e vai recordar aqui .
pegamos o filhote ou pescada amarela e cortamos pedaços generosos ,
tempera com sal , folhas de chicoria , pimenta de cheiro
passa na farinha de trigo e frita
numa panela colocamos o tucupi com folhas de jambu , sal ,para ferver , no ponto colocamos as fatias grossas de cebola
colocase os pedaços de peixe frito quando o olho estiver no ponto e a cebola amolecida sem cozinhar demais ,
podemos colocar batatas cozidas tambem para ferver nesse molho .
e esta pronto
o cheiro é um poema , o gosto não consigo descrever , é uma combinação perfeita desse bouquet de aroma ,
não coloco arroz , nesse caldo que abocanho as colheradas por vezes uma farofinha que só no para consigo comer igual, e aí a cerpinha gelada vai refrescando a boca do sabor do jambu , se é que precisa refrescar alguma coisa...................................alias a ardencia do jambu é algo excitante ............para fazer querer comer mais e mais .
Não podemos esquecer da paisagem a linda e pacata cidade de Icoaraci , quase um bairro de Belem , com o rio serpentiando preguiçosamente ao nosso redor , e depois desse prato é dificil chegar ate o hotel para dormir o sono dos justos......................
ate a proxima viajem a belem
vou falar de um peixe que comemos de pé nas barracas do ver o peso as 10 h da manha é isso mesmo é como um cafe da manha ..........no Para