12 de mai. de 2009

Pesos e Medidas

Falando de pesos e medidas na casa de minha avó de minhas tias e até hoje algumas de minhas tias mais velhas ( muito mais velhas) mas que ainda fazem quitandas essas medidas são usadas, vou citar os nomes e de uma proxima dou a tradução , vou até colocar uma receita e depois faço a tradução .
vamos lá

DOCE DE LEITE

Uma quarta de leite
meia quarta de acuçar lavado
tacho bem ariado
deixa no fogo do cafe ate a merenda
antes de tirar o ponto coloca um limão china

da pra entender ???????????
depois eu traduzo !!!!!!!!!!!!

Tente traduzir para as medidas de hoje

uma quarta
meia quarta
uma chavena
uma colher de lata
100 mil reis
um litro
um prato no risco
11 de maio de 2009

VAMOS ENTÃO COMEÇAR A DECIFRAR NOSSAS MEDIDAS
14 de maio de 2009
UMA QUARTA:
Na época dessa medida não se usava balanças , nas atividades domésticas ou na barganha de produtos entre pessoas da época (estamos falando dos anos 40 no interior de minas )
então a quarta eram as latas de querosene ,hoje é semelhante as latas de óleo de 18 lts.Tenho em um caderno de receitas de uma tia -avó , anotações que transcrevo :
"Buzica(nome de uma prima de minha avó)levou uma quarta de banha , vai me devolver em duas quartas de polvilho " , aqui cabe uma nota - "banha , era a gordura limpa derretida do toucinho do porco "usada para fazer carne de posta ,ou seja na epoca da falta de refrigeração as carnes eram conservadas em gordura , hoje esse processo é chamado de "confit".
em uma proxima vez esse trecho de nosso assunto vai merecer uma explicação" CARNE DE POSTA", eu particularmente faço de vez em quanto , vou contar um pouco do que presenciei ainda muito criança do dia de" preparar a carne de gado".

Então até o proximo :pesos e medidas tem muito assunto nessa algibeira!!!!!!!!!!!!

22 de maio
Tirando um assunto de nossa algibeira , ou melhor continuando o assunto anterior:
Preparar a Carne de Gado .
Nas casas de fazenda matava-se um boi ou vaca para alimentar a casa por pelo menos 3 meses, esse animal era "cevado" ou seja engordado para trazer boa carne para a despensa ( local onde se guardava as quartas com a carne).
Antes desse dia preparava-se um "capado " o porco que quando pequeno era castradao para engordar e criar a gordura ou banha .
essa gordura era separada da carne derretida nas tachas e guardadas para então conservar as carnes de boi ou vaca e tambem a propria carne do porco .
os quartos da vaca eram pendurados na casinha ,um local fechado e reservado para essa função , ali permanecia por algumas horas para escorrer todo o sangue e esfriar a carne.
Começava o trabalho das mulheres da casa , separar os pedaços de carne pela nervura ou musculatura , saindo então os pedaços que eram recheados com a carne de porco bem temperado com muito sal e pimenta , daí essas postas ou pedaços iam para a tacha onde a mistura água e gordura faz o trabalho de cozinhar e depois fritar , quando pronto esses nacos de carne eram guardados nas quartas cobertos de gordura , e que iria abastecer a casa ,de carne por muitos meses.( esse processo hoje ainda usado na gastronomia com o nome de confit).
os miudos ( coração rim, bucho ,rabada )eram preparados , para a alegria de todos os peões e moradores , o restante que não se aproveitava como o pulmão , sebos eram derretidos , misturados em cinza e soda para preparar o sabão .
das patas se fazia a geleia de mocoto - doce de sabor inigualavel e muito nutritivo , colágeno puro !!!!!!!!
Fazendo Hoje Uma Carne De Posta
- compre um pedaço de carne que pode ser músculo , cupim, palheta, acem .
- esse pedaço deve ter mais ou menos uns dois quilos .
- prepare uma generosa porção de sal - umas 3 colheres- pique 4 dentes de alho ,uma colher de pimenta do reino ,um pedaço de bacon bem picado ou gordura de porco tipo para torresmo misture bem .
- faça buracos com a ponta da faca na peça de carne e coloque essa mistura no interior da carne
passe o restante do sal por fora da carne .
- coloque esse pedaço de carne na panela de pressão
-coloque óleo ou um pedaço ( mais ou menos metade ) de banha de porco que hoje compramos o supermercado , industrializado tem marcas como perdigão , rezende , frimesa ,que são boas.essa gordura ou oelo deve estar ate a metade do pedaço da carne
- cubra a carne com água
- tampe a panela , e depois que pegar a pressão , deixe cozinhar por uma hora
- desligue o fogo espere sair a pressão e abra a panela .
Ligue o fogo e deixe em fogo brando por mais ou menos 15 minutos ela vai fritar um pouco na gordura .
Tire da panela fatie e sirva .
Para armazenar e servir quando quiser
Se quiser guardar , faça-o na propria gordura dentro de uma tigela funda .
pode guardar sem susto por uma mes ou mais .
- quando quiser preparar para servir pode cortar fatias de acordo com o numero de pessoas ou faze-la toda
Para esquentar
Coloque numa panela com um pouco da gordura e agua , ela vai ferver e depois começar a fritar ai esta no ponto de colocar em uma travessa e servir , nessa hora de esquentar pode colocar umas rodelas de batata e vai servir de acompanhamento
essa gordura que sobra a gente chama de borra que pode entrar no preparo de sopas ou de feijão ,substituindo o oleo que colocamos .
não é dificil de preparar e vc sempre tem um acompanhamento pronto , para sanduiches é delicioso , o sabor dessa carne é muito bom , para acompanhar massas ou saladas.
não é um produto de ruim colesterol pois a banha de proco é uma gordura saudável para nossao organismo , logico que não fazemos isso rotina do dia a dia.
voce pode fazer esse preparo com carne de porco , com carne em pedaços (grande) , se a carne for em pedaços menores a gente passa o tempero por fora . a carne fica muito macia e saborosa
bem hoje falamos da carne de posta e de quarta ,
imagina nas casas daquele tempo as guartas limpas e areadas guardadas na despensa cheias dessa iguaria , minha avó preparava e a gente comia com mandioca cozida ," desfiando a carne " sim porque conforme o corte sai aqueles fiapos longos , saborosos e macios , as sopas e engrossados com farinha de milho que resultava dessa borra era outro deleite para nos.............
Nosso proximo assunto de algibeira vai ser o doce de leite vou traduzir a receita acima para nosso tempo de hoje , venham se deliciar!

Barrinha MaynaBaby

31/05/2009

TRADUÇÃO DA RECEITA DO DOCE DE LEITE

A receita de minha avó descrita aqui nas medidas de hoje ficaria assim:

18 lt de leite (uma quarta)

6 a 8 kg de açúcar ( meia quarta)

Deixar no fogo do café até a merenda bem o café da manhã era por volta das 5 hs a merenda 2hs da tarde ,então umas 6 horas de fogo baixo no tacho de cobre, AREADO que quer dizer que pegamos areia branca do riacho , sal limão galego (china) passamos bem dentro dele essa mistura e aquecemos no fogo esfregando uma bucha de palha de milho seca , isso tirava o zinabre do cobre.

UMA RECEITA BEM PRATICA DE HOJE :

Uma lata de leite condensado colocar em uma tigela de louça levar ao micrrondas na função determinada de cada aparelho- modelo. Só posso garantir que a da minha avó era muito boa, eu hoje faço a receita pela metade , os ingredientes, pois tenho esse tacho ainda pendurado em cima de meu fogão , a lenha lógico!

2 comentários:

soraia disse...

oie..que delicia de blog..da vontade de comer tudo que há aqui..
depois ler sobre peso e medida..satisfeita..
parabens.. colocarei nos favoritos e venho de vez em quando aqui.. saborear com quitutes..sou dona de buffet..quem sabe nao pego dicas aqui..
beijos soraia

Clara disse...

ola soraia

bom saber que vc gostou , sou chefe de cozinha e podemos trocar assuntos , esse pedaço aki é so meu prazer infinito que é fazer ,falar,mexer e servir , os prazeres da mesa